domingo, 21 de agosto de 2011

Mulheres - Vestuário e comportamento


Nestes 22 anos de ministério, aprendi coisas muito importantes sobre o evangelho. Mas também aprendi com Deus, e com líderes, coisas fundamentais sobre vestuário e comportamento. Hoje, resolvi transmitir um pouco desses ensinamentos a vocês, amigas, que leem este blog. E para vocês, meninos solteiros, que estão a procura da amada. Para que escolham bem e que ajudem no crescimento espiritual e também no amadurecimento dessas mulheres.

Me converti pouco depois que me casei. A primeira igreja evangélica que frequentei, foi a Igreja Adventista da Promessa, qual me batizei e passei quase quinze anos de minha vida. E neste ministério, naquela época, a doutrina da igreja impunha muitos limites em seus membros, tanto em comportamento, quanto em vestuário. E foi lá que dei meus primeiros passos na fé e aprendi um pouco mais sobre comportamento.

Como devem imaginar, vim de uma igreja que só era permitido uso de saias. Até certo tempo, era proibido pela doutrina da igreja, cortas os cabelos, usar brincos e jóias. E piercings, tatuagens e essas coisas de hoje em dia, eram uma grande ofensa a doutrina da igreja. Pela graça de Deus, isto tem sido modificado. Afinal, precisamos nos equilibrar com nossa vaidade. Mas vidas lá fora, precisam ser salvas. Tatuados ou não.

E nessa coisa toda de usar saias, não cortar os cabelos, aprendi coisas importantes e gostaria de compartilhar com vocês, meninas, que querem ter uma família e que querem ter um bom emprego, uma boa imagem a ser transmitida as pessoas de seu convívio.

Em Isaias 61.20 o Senhor nos diz:
“Eu me regozijo muito no Senhor; a minha alma se alegra no meu Deus. Pois Ele me cobriu com vestes de salvação e me envolveu com o manto de retidão, como o noivo que se adorna com um turbante, e com a noiva que se 
enfeita com as suas jóias”.  Is 61:1 - Sabemos que o vestuário, seja ele feminino ou masculino, tornou-se muito importante para o ser humano, após o pecado de Adão e Eva, no Jardim do Éden, como é descrito em Gênesis. E como podemos notar nas escrituras, primeiro Adão e Eva, após se sentirem envergonhados fazem suas próprias roupas. E em seguida, após o bate-papo que tiveram com Deus, eles passam a vestir as roupas feitas pelo próprio Deus. Isso é descrito em Gênesis 3:7 e 21. E eu, tenho plena convicção de que nosso Deus é inteligente. Por isso, nosso Deus não determina um estilo de roupa que devemos usar. Pois Ele sabe bem que tudo dependeria da cultura e costumes de cada local. Mas apesar disso, a bíblia nos estabelece princípios muito importantes para que haja cautela e sabedoria em nosso vestuário, que é um reflexo de nossa personalidade e caráter, como disse há pouco. Em Salmos 29.2, por exemplo, Deus foi bem claro, quando disse: "Tributai a Glória devida ao Seu nome; adorai o Senhor vestidos de trajes santos". Entendam bem o que Deus quer nos dizer: "Não venha a casa de Deus pensando em agradar os olhos dos teus irmãos. Mas venha para me adorar. Seja com sua voz, com sua palavra, com sua oferta, com sua dança, com suas vestes". Nós, como mulheres cristãs e transformadas por Deus, precisamos ser inspiradas pelo Espírito de Deus até mesmo na hora de nos vestirmos. 

“O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, 
na compostura de vestes, mas o homem encoberto no coração, no 
incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante 
de Deus”. I Pe 3:2-3 

Mais uma vez, Deus nos exorta sabedoria. Não há problemas em arrumar os cabelos, deixá-los sempre limpos, sedosos, brilhosos. Não há problemas em colorir os cabelos, tampouco em cortá-los. Sabemos que não é apenas vaidade feminina, mas é também higiene pessoal.
Também não há problemas em usar jóias, bijouterias ou qualquer coisa do tipo. Pois como disse acima, tudo remete a uma questão cultural. Também não há problemas em pintar as unhas e deixá-las crescer. E nada disso, que nós, mulheres, estamos acostumadas a fazer. Afinal, o cuidado é necessário para arrumar um emprego, um namorado, um esposo. E para mantê-los também. - O que devemos saber e fixar na mente, é que precisamos ter COERÊNCIA e SABEDORIA para nos vestirmos. 

Separei um vídeo muito bacana para vocês, e acredito que o vídeo fala por si só. Em uma linguagem muito moderna e fácil de entender, nossa querida Helena, foi muito sábia ao ensinar todas essas mulheres de forma bem-humorada, que comportamento não é apenas uma questão de princípios, cristianismo, personalidade... Mas que é uma questão de elegância.






Que Deus abençoe!

Paz!

Esboço: Bispa Verônica Lira
Texto: Thaís Lira
Revisão: Thaís Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigada pelo comentário!