Biografia

Era uma manhã de muito sol. Típico calor do nordeste do Brasil. Quando se ouve alguém gritar, dizendo que um bebê estava para nascer. Estavam todos dentro da fábrica, onde minha mãe trabalhava. E eu nasci.


Segundo minha mãe (católica ao extremo), nasci "laçada" por isso tenho um nome que por quase 36 anos odiei. Josépha/Joséfa. Até descobrir o seu significado e saber que realmente fazia sentido em minha vida. Josépha/Joséfa: Aquela que tem fé.

Nasci em uma familia de 19 filhos (comigo). Que hoje, restam apenas oito.

Meu pai sempre foi muito atencioso, autêntico e muito trabalhador. Era um pedreiro maravilhoso. Se aposentou na area. Moravamos em um sitio no interior. E só Deus e nós sabemos os "apuros" que passavamos.

Me lembro, que minha primeira boneca, foi feita por mim mesma. Na época era perfeita. Hoje seria chamada de tudo, menos de boneca.

Eu era muito peralta. Adora matar passarinhos com "estilingue". Meu irmão quase gêmeo (Antonio), que chamo carinhosamente de Toninho. Era meu parceiro em tudo. E continua sendo. Já tem sua familia formada, já quebrou muito a cara, e continua sendo sapeca. Meu irmão mais velho, se chama Fernando, que chamamos carinhosamente de "Mano". É lutador faixa preta de Karatê. Ex-budista. Tem uma familia gigante. Que ainda não conheço por completo. Minha irmã mais velha, se chama Eva, ela é meio confusa com essa coisa de religião. Mas acredita em Deus como ninguém. De todos nós, é a que mais sofreu. Depois dela, vem a Eliane. Ex-evangélica, que de repente resolveu curtir a vida. Tem uma familia formada. E acredita em Deus firmemente. Vem então a "Melre" , mãe de filhos lindos. Temente a Deus e esposa de um cara que adora pescar e beber muito. rs

Vem Angélica. A minha irmãs sortuda, do nome mais atraente de nós três. Possui uma familia linda. Qual amo demais e dentro da familia dela, há o meu maior milagre. Meu sobrinho, filho. Thiago Henrique. Curado do Câncer. Hoje, todos vão a igreja. Até o Elias, que chamamos de "Lia".

Então vem nossa irmã mais nova, chamada Simone. Que para nós,é muito especial. Ela quase não conhece o sol, adora ganhar chocolate de presente, toma muito café, adora dançar, tem revistas que ela olha de cabeça para baixo, e seu brinquedo mais divertido é um balde com pedaços de panos recortados. Sim. Ela tem sindrome de Down.
Minha mãe. Ah! Minha mãe.

Ex "mãe de santo". Com pouco mais de setenta anos. Vive em uma pequena casinha em Piracicaba (cidade que morei por muitos anos), junto com Simone.

Antes eram ela, Simone e meu querido pai.

Ela tem um pequeno probleminha nas pernas, que dá a leve impressão de que ela esta dançando reggae o tempo todo.

É muito simpática. E extremamente sincera. Tem uma risada engraçada e adora tirar "onda" com os outros. Odeia cozinhar, e faz uma comida não muito boa (que meus filhos acham terrivel). Já foi super católica. Hoje ela aceita Jesus várias vezes. Na verdade, ela já tem Ele. Só não descobriu que religião seguir.
Meu pai faleceu e deixou muitas saudades.

Ele era um homem incrivel. Muito querido por todos. Carinhoso, era chamado de "seu Dito" por todos que o conheciam. Bebia MUITO. E quando bebia, ele era um sarro. Mas eu não gostava nem um pouco daquele Benedito.

Ele tratava os netos, como filhos.

Comprava Kinder ovo, comia. E dava os potinhos laranjas (que vinham dentro) lotados de moedas para os netos. O que os deixava muito felizes.

Brincava de soldado, carrinho, boneca, dominó... O que fosse preciso, ele fazia para agradar.

Tive medo de perde-lo, sem ganha-lo para Cristo. E pra minha surpresa, horas antes de partir. Ele decidiu seguir a Cristo.

Eu tenho três filhos, maravilhosos. Para mim, é deixá-los menores, só de tentar falar deles. Meus filhos são maravilhosos.

O Bruno, meu primeiro filho.
Uma gravidez não planejada, mais que trouxe muitas surpresas. Uma gravidez tranquila.
O Bruno, tem hoje 21 anos. Lindissimo. É universitário. Técnico da Informação. Contra-baixista, web-designer... Um orgulho. Sempre muito dedicado e esforçado. Ele não precisa fazer muitos esforços para que o notem, ele chega de 'mansinho' e todos percebem que ele esta no lugar, pelo ser incrível que ele é. Sensibilidade e atenção são qualidades marcantes. Meu menino de ouro.
Tem uma personalidade forte, como todos os meus filhos, como eu. Mas é essa personalidade forte, que o deixa ainda mais especial. Meu amado filho.

O Raphael, meu segundo filho.
Uma gravidez díficil. A mais difícil das três gestações, eu diria. Que também trouxe muitas surpresas.
O Raphael, desde que nasceu foi muito agraciado. Era uma bolinha ambulante. Uma graça.
Tem hoje, vinte anos. É estudante. Designer Gráfico. Baterista e publicitário... Um orgulho.
Sempre muito dedicado e esforçado. Ele é todo 'marrudo'. Cheio de beleza. Vaidoso. E chega barulho.
Bom humor, e versatilidade são qualidades marcantes.  Meu menino de ouro.
Tem uma personalidade forte, como todos os meus filhos, como eu. Mas é essa personalidade forte, que o deixa ainda mais especial. Meu amado filho.

a Thaís, a Lira. Minha terceira filha.
A caçula. E nada mimada. Ela amadureceu mais do que a idade lhe pedia.
Tem dezoito anos. Foi um gravidez normal.  Que trouxe muitas surpresas.
Achavámos que ela era um menino. Pernas cruzadas. Achavámos que ela não estava bem. Não chorou.
E é uma graça. Uma menina linda. Que aprendeu a ser doce.
É estudante. Fotografa, Dançarina, Escritora e líder nata. Tenta tocar contra-baixo e diz que não canta.
Um orgulho. Sempre dedicada e esforçada. Ela dos três, tem uma personalidade impar. Quando gosta, gosta mesmo. Quando não gosta, nem disfarça. É cheia de costumes. Não é mais vaidosa que o Rapha. É tranquila e equilibrada. Não gosta de gritos. E não reage bem na pressa. É bem humorada, fiel, amiga e é de ouro. Simpátia, equilibrio sob situações dificeis e fidelidade, são qualidades marcantes.
Tem uma personalidade forte, como todos os meus filhos, como eu. Mas é essa personalidade forte, que o deixa ainda mais especial. Meu amado filho.

Eu amo minha familia. E orarei por ela, enquanto eu viver. E eu verei, todos em sintonia, servindo o mesmo Deus.



Eu? Bom.

Eu sou totalmente dependente de Cristo.

AMO meus filhos, amigos queridos, e a Geração Profética.
Os filhos louquinhos que Deus me deu para cuidar.

Tenho uma meta e um sonho.

Sou bem parecida com minha mãe.

Aprendi a ler e escrever sozinha. Sim. Sozinha mesmo.

Gosto de Decoração e artes plásticas, e frascos de perfumes.
E não sou mais uma bispa, ou mais uma religiosa. Sou uma SERVA.
E é isso que me torna diferente.


Por Thaís Lira